Image default
Boletim InformativoNotícias

Vale do Café recebe programa de capacitação em turismo da ABIH-RJ

O Vale do Café se tornou a segunda região do estado a receber o ProCap – programa de capacitação da ABIH-RJ voltado para os municípios do interior do Rio de Janeiro. A cerimônia de lançamento aconteceu no dia 09 de agosto, no Centro de Convenções da Universidade de Vassouras, e contou com a presença de diversas autoridades, entre prefeitos, secretários municipais de turismo, deputados e empresários. Após a abertura houve uma rodada de negócios, em que os associados, parceiros do programa e secretarias de turismo apresentaram seus produtos aos participantes.

O programa, que termina dia 15 de agosto, tem como objetivo promover capacitação, atualização, promoção e venda do destino Vale do Café junto aos operadores do receptivo, para que possam vender a região e seus atrativos turísticos às agências de viagens, além do público final, entre os principais destinos emissores. A proposta é realizar uma aproximação entre as atrações locais e os principais representantes do segmento operador alcançando, consequentemente, os visitantes potenciais.

A iniciativa conta com o total comprometimento do CITVALE (Conselho Regional de Turismo do Vale do Café), parceria da Fecomércio RJ e apoio da SeTur-RJ, TurisRio, secretarias de turismo dos municípios integrantes do Vale do Café, entidades privadas da região como a Sicomércio, CONTUR Valença, COMTUR Vassouras, ACIVA, ACIAV, ACIAP, C&VB, Universidade de Vassouras, CIETH, ABAV-RJ, BITO, viações útil, Bell TUR, a Pedro Antônio Turismo e grande maioria do segmento da hotelaria e empresários locais.

No roteiro turístico previsto durante o Procap, estrategicamente selecionado pelos parceiros, os convidados visitarão os principais atrativos culturais, naturais, comerciais e gastronômicos das cidades de Vassouras, Rio das Flores, Valença, Conservatória, Barra Mansa, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin e Miguel Pereira.

“Estamos trabalhando para fomentar o turismo em todas as regiões e municípios indutores do turismo do nosso estado. Nosso segmento foi muito afetado pela pandemia, merece essa retomada de forma estruturada e com a união da iniciativa privada e do poder público. O ProCap visa atingir não só a promoção e venda do destino, mas, acima de tudo, fazer a economia local crescer gerando empregos”, afirma a superintendente da ABIH-RJ, Theresa Jansen.

A primeira edição do ProCap no interior do estado aconteceu em Petrópolis, na Região Serrana, e foi um sucesso. O programa possibilitou a capacitação de dez agentes de viagens, vindos de oito operadoras. O projeto ocorreu entre os dias 26 e 30 de maio e contou com um roteiro turístico aos principais atrativos do município, incluindo atrações culturais, naturais, comerciais e gastronômicas, e uma rodada de negócios.

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: