Image default
Boletim Informativo

Turismo trabalha em plano de ação para o segundo semestre

No dia 6 de maio, representantes da Diretoria do Hotéis Rio se reuniram em videoconferência para debater pleitos importantes para o setor. Participaram da reunião o presidente Alfredo Lopes, diretores comerciais da hotelaria carioca e gerentes gerais, além do advogado Marcelo Salles.

Na pauta, diálogo com as OTAs; diminuição dos custos fixos para os empreendimentos hoteleiros, como a revisão por parte da Cedae e de empresas de energia na forma de cobrança do consumo desses serviços, e o adiamento do pagamento do IPTU; e a questão de um possível lockdown na cidade (medida de fechamento de regiões na pandemia de Covid-19 para obrigar ao isolamento social). O presidente Alfredo Lopes adiantou que já está em contato com o Secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite, para que o poder público também considere os trabalhadores dos hotéis como essenciais, já que alguns empreendimentos têm hospedado profissionais da saúde.

Antes dessa reunião, Hotéis Rio promoveu, no dia 27 de abril, um Fórum Comercial com a participação de hoteleiros; do Secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite; do Secretário Municipal de Turismo, Paulo Jobim; do presidente interino da Riotur, Fabricio Villa Flor; e do Diretor de Planejamento e Marketing da Riotur, Marcio Formiga. O encontro, também via plataforma virtual, deu andamento aos assuntos abordados durante o fórum do dia 15 de abril, sobre a retomada do Turismo no segundo semestre desse ano.

Otavio Leite confirmou a realização do Salão de Turismo para este ano e compartilhou a expectativa de retomada das feiras de turismo a partir de setembro. O secretário estadual reiterou, também, que realizará em maio uma campanha na internet com o objetivo de fomentar o turismo do interior do Estado. Ele acredita que a retomada do turismo deva acontecer prioritariamente pelos empreendimentos hoteleiros do interior. Além disso, reforçou que o Nice (Núcleo de Inteligência de Captação de Eventos) tem buscado angariar cada vez mais eventos para o estado do Rio de Janeiro.

Já Paulo Jobim afirmou que já estão sendo tomadas as medidas necessárias para iniciar o processo de desburocratização para o licenciamento de eventos e, com isso, captar mais eventos para a cidade; e que em paralelo, haverá uma campanha nas redes sociais de fomento ao turismo da cidade.

Ainda durante o encontro, Marcio Formiga informou que está em andamento uma campanha para incentivar as reservas diretas pelo turista ao hotel e falou sobre a criação de um selo, junto à Vigilância Sanitária, com o objetivo de certificar o hotel que esteja seguindo os protocolos sanitários.

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: