Boletim Informativo

Top Hotel RJ 2022: 14 projetos concorreram ao prêmio

Após dois anos de interrupção em função da pandemia, ABIH-RJ e HotéisRIO retomaram este ano sua tradicional premiação, que reconhece as boas práticas e os cases de sucesso da hotelaria fluminense. E a concorrência foi grande: 14 projetos foram inscritos e passaram pela rigorosa avaliação dos jurados.

As premiações destacam iniciativas hoteleiras de Empreendedorismo (Prêmio Eduardo Tapajós), Responsabilidade Social (Prêmio Corintho Falcão), Sustentabilidade (Selo Verde da Hotelaria) e os melhores projetos de ampliação ou retrofit (Prêmio Expansão Hoteleira). Os grandes vencedores e seus projetos poderão ser conhecidos nas próximas matérias deste boletim especial.

Premiado no palco 1 scaled

O time de jurados foi formado por André Coelho e Natalia Soutosa, ambos da Fundação Getúlio Vargas, Sandra Sanches, da ESPM, Elton Fernandes, da UFRJ e Adriana Homem de Carvalho, da Fecomércio-RJ. Os profissionais avaliaram critérios como inovação, legitimidade, custo-benefício, impacto para o setor e/ou a sociedade, entre outros.

O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, comemorou os fortes sinais de recuperação e parabenizou o setor pela união e resiliência no período mais desafiador da história. Ele também saudou a parceria da Riotur, TurisRio e Setur, além do grande apoio do Sistema Fecomércio RJ em importantes ações de fomento ao setor.

Para o presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, a associação realizou um importante trabalho de aproximação e diálogo com os órgãos públicos e parceiros privados, promovendo capacitação e captação, conhecendo de perto os anseios dos empreendimentos e suas particularidades, o que foi fundamental neste ano de recuperação.

Charbel Tauil, vice-presidente da Fecomércio RJ, parceira do evento, afirmou que considera que todos os hoteleiros devem se sentir premiados após enfrentarem as dificuldades criadas pela pandemia nos últimos dois anos. “O setor de turismo representa 6% do PIB mundial e emprega 290 milhões de pessoas em todo o mundo. Nunca imaginaríamos que iríamos nos deparar com um vírus que levaria a ocupação a zero. Graças à união, fomos capazes de superar essa dificuldade”.

Na ocasião, o presidente Alfredo Lopes homenageou o jornalista Waldir de Araújo Castro, presidente do Conselho do Correio da Manhã, jornal do também jornalista Cláudio Magnavita Castro, seu filho. Waldir deu continuidade ao Jornal de Turismo, fundado por seu irmão Araújo Castro, pioneiro no jornalismo de turismo. Foi seu trabalho à frente do Jornal de Turismo que deu origem ao grupo que hoje tem Jornal da Barra, Correio da Manhã, Correio Petropolitano e Correio Sul Fluminense.

A noite festiva também marcou a entrega do Prêmio Imprensa Estrangeira 2022 ao jornalista Alberto Gaspar, atualmente à frente do programa Legião Estrangeira, da TV Cultura de São Paulo, que analisa o que acontece no Brasil e no mundo sob o prisma dos correspondentes estrangeiros que atuam no país e no exterior

O evento teve patrocínio de Fecomércio RJ, co-patrocínio de Brafort10, Apiário Amigos da Serra e Harus, parceria de Lidio Carraro, cervejaria Serra Carioca, Miolo e Executive One.

 

Leia também: