Image default
Boletim Informativo

Segurança em pauta

A busca por alternativas para incrementar a segurança na cidade do Rio de Janeiro movimenta a hotelaria carioca. No dia 11, gerentes gerais e coordenadores de segurança dos hotéis se encontraram com lideranças do 31º BPM no Fórum de Segurança Barra/ Recreio e Região, no hotel Radisson Rio de Janeiro Barra para debater as necessidades dos empreendimentos hoteleiros. No mesmo mês, a Polícia Militar deu início ao período de testes de um aplicativo que para tornar o atendimento mais rápido e aumentar a participação da sociedade no combate à criminalidade.

No encontro do Radisson, o Ten. Cel. Flávio Henrique dos Santos Pires, comandante do 31º BPM, que atende Barra/Recreio e Região, ressaltou a importância desses encontros para ouvir as demandas dos hotéis. “Estamos em posições diferentes, mas temos todos os mesmos objetivos. Essa troca é essencial para podermos maximizar a utilização de nossos recursos”. Pires anunciou a chegada de quadriciclos, que ajudarão a reforçar o patrulhamento. “O segundo semestre será movimentado, com Rock in Rio, eleições, Copa do Mundo, Réveillon. Temos que estar preparados e, para isso, vamos antecipar a Operação Verão para agosto”. 

Já o Capitão Castelo, coordenador da Operação Barra Presente, destacou a presença de duas assistentes sociais nas ações na região. “Elas acompanham as operações. Quando encontram um morador em situação de rua, abordam e verificam se ele quer encaminhamento para um abrigo, se precisa de cuidados médicos ou até mesmo de documentos. Já conseguimos até mesmo proporcionar condições para que algumas pessoas, que não tinham recursos, voltassem para seus estados de origem”.   

Uma das propostas levantadas foi a criação de um folheto educativo a ser distribuído em pontos de entrada de turistas – aeroportos, rodoviárias e saguões de hotéis – com medidas de segurança, como cuidados ao caminhar à noite ou andar com uma cópia do passaporte, como acontece em muitas cidades turísticas de vários continentes. 

Estiveram presentes também o chefe da Seção de Planejamento, Capitão PM Hudson e o Comandante da Companhia do Recreio e Vargens, Capitão PM Falcão.

Segurança e turismo ainda mais conectados – Em julho, hotéis das Zonas Sul e Oeste integraram o projeto-piloto do novo aplicativo 190RJ, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Polícia Militar para tornar o atendimento emergencial do Serviço 190 mais eficiente.

Gerentes dos hotéis cadastrados foram conectados via app ao Serviço 190, cujos operadores têm condições de despachar viaturas de quatro unidades operacionais da área – 2º BPM (Botafogo), 19º BPM (Copacabana), 23º BPM (Leblon) e 31º BPM (Barra da Tijuca).

Com o aplicativo no aparelho celular, o solicitante cumpre um rápido passo a passo, transmitindo as informações básicas em tempo real – local, tipo de delito, grau de risco, arma utilizada pelo criminoso etc. Após o período de teste, o novo aplicativo estará disponível em toda área coberta pela central de atendimento do Serviço 190 – municípios da região metropolitana e parte do interior do estado. A ação acontece em parceria com a ABIH-RJ e TurisRio. 

 

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: