Hotéis de todo o Estado do Rio de Janeiro estão participando do Prêmio Top Hotel 2023, que completa sua maioridade ao comemorar sua 18ª edição este ano. Organizado por ABIH-RJ e HotéisRIO para seus associados, a premiação tem como objetivo valorizar práticas socialmente responsáveis e premiar os projetos mais destacados nas áreas de empreendedorismo, sustentabilidade e expansão hoteleira.
O presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, acredita que o prêmio é uma oportunidade para que empreendimentos de todo o estado apresentem suas boas práticas. “A atividade de hotelaria, hoje, vai muito além de hospitalidade e boas instalações para atender o hóspede. A nossa atividade tem uma conexão direta com o destino onde estamos inseridos. Inclui ações voltadas para a redução dos impactos ambientais, está engajada com iniciativas sociais e apoio ao poder público, além de reunirem muitas iniciativas de gestão e empreendedorismo”.
Participam hotéis que desenvolveram projetos ao longo de 2023, que concorrem nas seguintes categorias: empreendedorismo, em homenagem a Eduardo Tapajós, hoteleiro, químico industrial e advogado; ação social, em homenagem a Corintho Falcão, banqueiro, agente de viagens, empresário, advogado, usineiro e hoteleiro; além das categorias “Selo Verde da Hotelaria”, com cases de sustentabilidade, e “Expansão Hoteleira”, que evidencia os melhores projetos de ampliação ou retrofit.
O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, defende que a premiação demonstra a relevância do setor para a economia do Rio e homenageia o trabalho dos hoteleiros. “Este prêmio dá o merecido palco a todos aqueles que trabalham diariamente em diversas frentes para a geração de postos de trabalho, contribuem para o fortalecimento da imagem da nossa cidade, recepcionam e encantam nossos visitantes e estão engajados nas melhores práticas que viabilizam fazer da hotelaria uma das mais importantes atividades econômicas”.
O time de jurados técnicos avaliará a qualidade do conteúdo respeitando critérios como inovação, legitimidade, custo-benefício, impacto para o setor e/ou a sociedade, entre outros.
Jurado da premiação, André Coelho, coordenador de projetos da Fundação Getúlio Vargas, considera que o prêmio é de grande importância para o turismo da cidade do Rio de Janeiro, pois promove a reunião das ideias, projetos e soluções de gestão mais avançadas, contribuindo para o incremento da competitividade da hotelaria carioca. “Destaco ainda como principais benefícios a possibilidade de compartilhamento de soluções e o engajamento dos colaboradores dos hotéis participantes em atividades que expandem a gama de serviços dos meios de hospedagem”.
Ao longo destes 18 anos de histórias, diversos hotéis tiveram a oportunidade de apresentar suas iniciativas de sucesso para o mercado e valorizar suas equipes. É o caso da Accor Hotels, vencedora da premiação por cinco anos consecutivos em diferentes categorias: em 2015 (Empreendedorismo e Sustentabilidade), 2016 (Empreendedorismo), 2017 (Prêmio Carlo Gherardi), 2018 (Selo Verde) e 2019 (Expansão Hoteleira). Esta premiação motiva e contribui para o crescimento pessoal e profissional daqueles que se dedicam e realizam seu trabalho com excelência. Então, será uma questão de tempo esses profissionais alcançarem o resultado e o reconhecimento por meio deste belíssimo prêmio”, ressaltou Rafael Andrade, Area Manager Economy Midscale-RJ da Accor Hotels.
Representando os associados do interior, o Le Canton, resort instalado em Teresópolis, na Região Serrana, conquistou dois prêmios no ano passado nas categorias Empreendedorismo e Sustentabilidade. Na primeira, concorreu com o projeto “Le Canton do Futuro”, criado a partir de um planejamento estratégico que teve como objetivo a transformação do empreendimento em uma das mais importantes referências do mercado hoteleiro do Estado do Rio de Janeiro. Na segunda, foram avaliadas diversas ações sustentáveis adotadas pelo hotel ao longo dos anos. O resort ocupa uma área de 2,5 milhões de metros quadrados numa região de Mata Atlântica com preservação permanente, cortada por rios, e tem oito nascentes preservadas. A sustentabilidade, por meio da educação ambiental, e os investimentos em ecoeficiência foram as ferramentas utilizadas para maximizar os impactos positivos no meio ambiente e na sociedade.
“Essa premiação é resultado de um trabalho não apenas meu, mas de uma equipe muito motivada, comprometida e incansável e que está sempre pensando em novidades. Agradecemos à ABIH-RJ pelo reconhecimento”, diz a diretora-geral do resort, Mônica Paixão.