O prêmio da área de Ação Social homenageia Corintho Falcão: banqueiro, agente de viagens, empresário, advogado, usineiro e hoteleiro. Foi entregue pelo chefe de Gabinete da Secretaria e Agricultura, Nilo Sérgio Felix (para o 2° lugar), e pelo secretário de Turismo do Município do Rio de Janeiro, Antonio Mariano (para o 1° lugar).
Parabenizamos os hotéis inscritos, que participaram com excelentes projetos com muita qualidade, criatividade, simplicidade e ousadia, o que tornou a escolha dos melhores uma tarefa difícil para os jurados.
1º lugar – Bottons com sorrisos – Grand Hyatt Rio de Janeiro
Como receber hóspedes com máscaras cobrindo o rosto? A solução foi substituir os nametags, utilizados pelos colaboradores do hotel, por bottons contendo a foto do funcionário sem máscara, com seu melhor sorriso. A iniciativa, chamada de “Bottons com sorrisos”, foi desenvolvida com o intuito de valorizar o espírito acolhedor do carioca, mesmo com o distanciamento social e a utilização de máscaras durante o período da pandemia de Covid-19.
O uso das máscaras começou a partir da reabertura do hotel em 2020, que permaneceu fechado por cinco meses durante o período mais grave da pandemia, e se mantém em atividade até hoje. Acabaram se incorporando à cultura organizacional do hotel e marca registrada do Grand Hyatt, sendo reconhecida tanto por hóspedes, quanto por outras unidades do grupo.
A iniciativa também beneficiou Gabriel, jovem dentro do espectro do autismo cuja família é vizinha e frequentadora do Grand Hyatt Rio de Janeiro. Fabricante artesanal de bottons, ele aproveitou a oportunidade de trabalho e ganhou uma nova fonte de renda.
2º lugar – Pedido Solidário – Louvre Hotels Group Brazil
Interessado em incrementar seu já significativo histórico de ações sociais, o grupo Louvre Hotels Group criou o “Pedido solidário”, uma campanha ampla e de longo prazo, voltada para apoiar projetos sociais relevantes por todo o país. O objetivo é arrecadar fundos destinados a diferentes projetos sociais conduzidos por ONGs associadas ao Instituto da Criança.
A ideia é simples: basta pedir uma água ou um suco em qualquer hotel Louvre no Brasil. Desta forma, o cliente já estará ajudando, pois parte do valor é revertido em uma doação mensal para o Instituto da Criança, que ficará responsável por direcionar 50% do valor para um determinado projeto social que será escolhido pelos próprios funcionários dos hotéis todos os meses. Os outros 50% são destinados ao próprio Instituto da Criança, que também apoia outros projetos por todo o país.
Os produtos participantes estão sinalizados nos cardápios dos hotéis, incentivando aos hóspedes e clientes a consumirem mais esses produtos e, consequentemente, a aumentar as doações.
O projeto foi desenvolvido pela equipe corporativa do Louvre Hotels Group, sediada no Rio de Janeiro, mas hoje conta com a participação de todos os hotéis da rede estabelecidos pelo Brasil.
Para acompanhar o projeto basta acessar o site www.pedidosolidario.com.br.