Image default
Boletim InformativoNotícias

ONG Fraternidade sem Fronteiras realiza parceria com Hotéis Rio

A reunião de Diretoria do Hotéis Rio, de 3 de novembro, contou com um convidado muito especial – a Fraternidade sem Fronteiras. Uma organização humanitária fundada há 11 anos, na cidade de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul, por Wagner Moura Gomes. O principal objetivo da ONG, que atua mundialmente, é fazer um movimento para vivenciar e praticar a fraternidade sem restrições étnicas, geográficas ou religiosas, amparando prioritariamente crianças e jovens em situação de vulnerabilidade ou risco social.

Durante o encontro para apresentação sobre como funciona a organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras, o fundador-presidente da ONG estava acompanhado de Clarissa Paz e Joaquim Paz. A ONG conta, atualmente, com cerca de 17 mil padrinhos que ajudam iniciativas em seis países: Brasil, Moçambique, Malawi, Madagascar, Senegal e Haiti. Em cada país, a ajuda é de acordo com a realidade local, como acesso à educação, alimentação e saúde.

No Brasil, são seis projetos, em diferentes estados, apoiados pela Fraternidade sem Fronteiras. Entre eles, o Fraternidade na Rua, com previsão de começar, ainda este ano, no Rio de Janeiro, e que contará com o apoio da hotelaria carioca por meio de doações, voluntariado, além da absorção de mão de obra. Voluntários realizarão o cadastramento e a triagem de pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas para receberem atendimento psicológico, odontológico e médico, além de viabilizar laborterapia e atendimento das necessidades básicas de alimentação e higiene. Também há a preocupação na recolocação no mercado de trabalho. Um espaço de 900m² está em fase de montagem no Centro da cidade, com a intenção de atender, inicialmente, até 500 pessoas por dia. O projeto Fraternidade na Rua, que já possui um polo em Mato Grosso do Sul, será ampliado também para as cidades de São Paulo (SP) e Uberlândia (MG), podendo chegar a outras regiões do país e apoiar iniciativas já existentes.

“Toda parceria é sempre muito importante para a continuidade dos trabalhos da Fraternidade sem Fronteiras. Agradecemos o apoio do Hotéis Rio. Nós vamos precisar de toda a ajuda da sociedade carioca para que a gente consiga avançar neste projeto aqui, o Fraternidade na Rua. É um trabalho desafiador e com muitos desdobramentos. A FSF quer fazer um trabalho de ajuda efetiva e de promoção para as pessoas em situação de rua”, explica Wagner Moura Gomes, fundador-presidente da FSF.

As demais ações da ONG, no Brasil, são: Microcefalia, amor sem dimensões, em Campina Grande (PB), que oferece tratamento multidisciplinar para crianças com microcefalia; Orquestra Filarmônica Jovem Emmanuel, em Campo Grande (MS), que atua na formação de meninos e meninas da periferia com aulas de violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo, flautas transversal e barroca e clarinete;

Brasil, um coração que acolhe, em Boa Vista (RR), que faz o acolhimento de venezuelanos que chegam ao país e oferece alimentação, orientação para serviços de saúde e educação, e  cursos de qualificação profissional; Retratos de Esperança, com a finalidade de construir casas e conceder reforço escolar, projeto de música e aulas de futebol à população do sertão baiano; Jardim das Borboletas, em Caculé (BA), onde crianças diagnosticadas com uma doença rara, chamada Epidermólise Bolhosa, recebem tratamento e cuidados especiais.

Qualquer pessoa no mundo pode ser um padrinho da Fraternidade sem Fronteiras, basta escolher o projeto que mais se identifica. O apadrinhamento é no valor de R$ 50 por mês e este valor oferece um mês de alimentação a uma criança e apoio escolar.  Também é possível contribuir com doações avulsas, trabalho voluntariado e ser um divulgador da causa. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.fraternidadesemfronteiras.org.br

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: