Uma cidade bonita – e ao alcance de todos os tipos de turistas. É essa a imagem que Setur-RJ (Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro) e Turisrio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro) querem passar com o projeto “O Rio continua lindo. E perto!”, realizado em parceria com ABIH-RJ, Fecomércio, Multiplan e Aliansce. Estão programadas ações em oito cidades do Brasil, começando pelo Rio de Janeiro, voltados para turistas (B2C) e empresas do segmento (B2B).
Serão quatro eixos de atuação: exposição em shoppings para divulgar os destinos do Estado do Rio de Janeiro; encontros comerciais para promover o networking entre fornecedores e compradores e fomentar a realização de negócios; shows sobre a cultura e a identidade fluminense e ações de promoção na mídia. Ao todo, serão dez dias em cada cidade: Rio de Janeiro (de 8 a 17 de outubro); Ribeirão Preto (de 8 a 17 de outubro); Belo Horizonte (de 22 a 31 de outubro); Campinas (de 22 a 31 de outubro); Distrito Federal (de 5 a 14 de novembro); Gramado (7 de novembro); São Paulo (de 5 a 14 de novembro) e Goiânia (de 19 a 28 de novembro).
Nas exposições nos shoppings o público encontrará óculos 3D com vídeos do interior do estado, que fornecerão uma experiência de realidade virtual aos participantes. Já o encontro comercial “O Rio é de vocês” receberá agências de viagem interessadas em comercializar os destinos do estado, que terá representantes do Conventions & Visitors Bureaux e dos atrativos turísticos. Serão quatro espaços, voltados para rodadas de negócios, capacitações, exposições e encontros individuais.
Confira depoimentos dos realizadores:
“A hotelaria carioca sempre teve um protagonismo muito grande em ações de promoção e captação dos turistas. Temos o parque hoteleiro mais moderno do país, com hotéis de todas as categorias, que atendem os mais diferentes perfis de público e estão localizados entre pontos turísticos mundialmente famosos. Esse alinhamento com os demais setores produtivos que se relacionam com o turismo é fundamental para o setor. O Rio está pronto para a retomada!”, comemora Alfredo Lopes, presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município e Conselheiro da ABIH-RJ.
“O Turismo é uma das molas propulsoras da recuperação do Rio. Poucos estados possuem uma infraestrutura de aeroportos, hotéis, serviços, além de atrativos naturais, como o Rio de Janeiro. O projeto “O Rio continua lindo. E perto!” visa apresentar melhor esses atributos ao mercado interno, nosso primeiro e talvez mais importante público. Com o aumento do número de vacinados com as duas doses, a busca por viagens é cada vez maior. A campanha visa fortalecer as viagens internas e recuperar o papel de protagonismo do Rio de Janeiro no turismo nacional. O período de férias se aproxima e estamos preparados para receber os visitantes, com segurança e todo o encanto do Rio”, afirma o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
“Milhares de pessoas passam diariamente pelos grandes shoppings. Eles oferecem o local ideal para uma ação promocional maciça. O final do ano se aproxima e nesse período a busca por destinos para viajar aumenta. Nosso foco, atualmente, é neste público nacional. O Rio de Janeiro tem uma enorme diversidade turística e, com certeza, está pronto para receber os visitantes, cumprindo todas as normas sanitárias vigentes”, declarou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.