O candidato a governador Marcelo Freixo (PSB) participou no dia 20 de encontro com representantes dos setores hoteleiro e de bares e restaurantes, no hotel Rio Othon, para falar sobre propostas para fortalecer o turismo. Estiveram na reunião dirigentes de 10 entidades de todo o Estado do Rio de Janeiro.
Freixo foi recebido pelo presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, que entregou um documento, em nome das associações relacionadas a atividades turísticas, com pleitos do segmento.
O candidato afirmou que o setor de hotéis, bares e restaurantes é estratégico para reerguer a economia do estado, gerando emprego e renda, principalmente entre os jovens. “O turismo emprega mão de obra de forma intensiva e é a principal porta de entrada dos jovens no mercado de trabalho. Nosso governo vai abrir uma linha de crédito voltado para o setor e assumir a liderança na articulação de um calendário de eventos que beneficie todas as regiões do nosso Estado”, explicou.
Freixo também afirmou que vai investir em segurança pública e qualificação policial para atender as necessidades dos turistas, dos empresários e dos trabalhadores do setor. “O turista tem que se sentir seguro ao vir para o Rio de Janeiro e os investidores têm que ter a certeza de que o governo vai garantir ordem e previsibilidade. Vamos dar treinamento para que a polícia atue de maneira estratégica para atender as demandas do setor”.
Além do HotéisRIO e da ABIH-RJ, participaram da organização do evento o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (Sinfrerj), a Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV-RJ), o Rio Convention e Visitors Bureau (RCVB), a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC-RJ), a Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional (BITO), a Orla Rio – concessionária de quiosques na orla, a Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento (Apresenta), a Liga Independente dos Guias de Turismo (LIGUIA) e o Conselho de Turismo da Associação Comercial do Rio de Janeiro.