É preciso muito trabalho, dedicação e empenho para consolidar as diversas realizações ao longo do ano em cases sob medida para concorrerem ao Prêmio Top Hotel RJ 2023, que já está em sua 18ª edição.
Mas não são apenas os hotéis que merecem nosso reconhecimento e agradecimento: um time de jurados, cada um com sua especialidade, também emprestou seu tempo e conhecimento para nos ajudar a realizar esta edição. André Coelho, Elton Fernandes, Paulo Sardinha e Cristiane de Souza Costa Esteves analisaram cuidadosamente todos os cases e deram seus pareceres de acordo com critérios como inovação, legitimidade, custo-benefício e impactos para o setor e/ou a sociedade.
No dia 30 de outubro, eles dedicaram uma manhã inteira para assistir presencialmente à apresentação dos cases no Campo Olímpico de Golfe, na Barra da Tijuca. Agradecemos ao nosso corpo de jurados pela parceria. Vocês também fazem parte desse prêmio. Conheça a seguir o que eles pensam a respeito da premiação:
André Coelho – FGV
“A competitividade de uma empresa ou setor guarda relação com sua capacidade de agregar valor ao serviço ou produto e com a sociedade. O prêmio ABIH vem ao encontro do incremento da competitividade do turismo brasileiro, mostrando o quanto tem sido feito em prol de uma sociedade mais sustentável. Tenho grande prazer em participar desta iniciativa e contribuir para um turismo mais sustentável.”
Elton Fernandes – UFRJ
“Foi um grande desafio fazer a avaliação de projetos em três categorias, com vários itens de avaliação e uma gama de projetos de hotéis com perfis de negócios e tamanhos empresariais bastante distintos. Neste ambiente heterogêneo o entusiasmo das equipes dos hotéis é contagiante e mostra o comprometimento dos colaboradores com o negócio. Os projetos, considerando o escopo de atuação dos hotéis e dimensão de cada empresa, apresentam alto nível em todos os itens avaliados, destacando-se o item inovação. Pode-se observar que, pelos excelentes projetos apresentados, todos são vencedores no Prêmio Top Hotel. Mas um ponto de destaque é a importância do evento como um momento de compartilhamento de experiências e ideias entre profissionais da linha de frente do setor. Dada a proximidade da classificação dos projetos e a troca de experiências dos profissionais, creio que todos devem se considerar vencedores e colocar em suas agendas a participação nos próximos anos, pois este é um ambiente de aprendizado que vale participar.”
Paulo Sardinha – ABRH
“A premiação Top Hotel foi ambiente para projetos impactantes nas áreas social, educacional e ambiental. Nenhum projeto ficou abaixo das expectativas. Houve um importante equilíbrio: de um lado, novos e inovadores projetos trazidos por hotéis que se apresentaram pela primeira vez. Em paralelo, hotéis que já participaram antes, trouxeram mais projetos bem elaborados, demonstrando maturidade da premiação.
Para nós, da Associação Brasileira de Recursos Humanos, foi um privilégio participar desta edição e conhecer o resultado do trabalho dedicado das pessoas que atuam nesta importante vocação por todo nosso Estado do Rio de Janeiro. Grandes redes hoteleiras estiveram ao lado de players que demonstraram capacidade de empreendedorismo. Juntos aprimoram a excelência da hotelaria em nosso RJ, assegurando uma referência para todo o Brasil.”
Cristiane de Souza Costa Esteves – Senac Rio
“Com certeza foi um enorme prazer participar como jurada, representando a Faculdade de Tecnologia Senac Rio na posição de coordenadora do curso de hotelaria. Os projetos foram inovadores e ricos em detalhes, além de apresentarem um conteúdo de excelente relevância para o setor hoteleiro e, consequentemente, turístico.
Conhecer um pouco sobre o que alguns hotéis vêm desenvolvendo, com relação a empreendedorismo, ação social e sustentabilidade, me fez vislumbrar ainda mais o crescimento do mercado hoteleiro no Estado do Rio de janeiro. É sempre gratificante participar de eventos como esse. Aproveito para parabenizá-los pela organização e pela manhã e início de tarde que proporcionou a mim e aos demais convidados. Estou ansiosa pelo resultado.”