O Ibmec, em parceria com a ABIH-RJ e Hotéis Rio, está à frente de um projeto aplicado para o Turismo do estado. O objetivo é apresentar propostas de ações de médio e longo prazos para reaquecer o setor no Rio de Janeiro ao gerar negócios para a Rede Windsor, Grupo Cataratas, RIOgaleão e demais agentes do segmento, no período de 2021 a 2022.
O projeto faz parte do curso MBA de Gestão de Negócios e conta com a participação dos professores e alunos, nesta edição orientado pela professora Nayara Tavares Cardoso. Ao longo dos encontros da turma, entre os meses de fevereiro e março, foram levantados temas vivenciados no setor durante o período de pandemia e oportunidades para a área. O contexto do programa acadêmico tem como foco a queda do fluxo de turistas locais e estrangeiros, e também do fluxo aéreo e rodoviário; adiamento de eventos; indefinição sobre a vacinação; redução do investimento municipal para fomentar o setor; redução de receitas das empresas de hotelaria; pontos turísticos; e companhias aéreas.
Segundo o professor Klaus Pereira, coordenador do programa, os projetos aplicados dos cursos MBA do Ibmec/RJ têm a preocupação de aproximar a academia e o mercado em torno de problemas e oportunidades emergentes. “A ideia é gerar aprendizados práticos aos nossos alunos e também resultados para as organizações e para a sociedade. Esta iniciativa com o setor de Turismo cria um espaço para se pensar o futuro e unir esforços de muitos agentes”, comenta.
As propostas de projetos foram apresentadas às associações e empresas envolvidas no dia 19 de março. Entre as diversas ideias geradas para o programa, a criação de um calendário anual de eventos; turismo de incentivo através de parcerias estratégicas com empresas; programas de experiência premium – Travel Bubble (turismo de luxo); um centro de inovação e concursos para geração de ideias; programa de treinamento de lideranças para todo o ecossistema de turismo; elaboração de manual de boas práticas para todos os stakeholders do setor; fortalecimento do turismo de proximidade; plano de Marketing e APP voltado para maximizar a experiência do turista no Rio de Janeiro; práticas do day use, anywhere office e coworking; criação de programa de excelência no protocolo de segurança e do Selo Turismo Responsável; e redução da carga tributária para as empresas do setor.