Boletim InformativoNotícias

HotéisRIO recebe Riotur e Embratur para tratar de projetos de divulgação

Em agosto, o HotéisRIO reuniu-se com representantes da Riotur e da Embratur para conhecer projetos de divulgação do destino e debater ações no âmbito nacional e internacional.

No dia 17 o encontro foi com a diretora de marketing da Riotur, Fabiana Misse, no Fórum Comercial do HotéisRIO e reuniu diversos representantes da hotelaria carioca. O presidente do Fórum Comercial HotéisRIO, José Domingo Bouzon, ressaltou a importância do trabalho da Riotur em divulgar o destino Rio de Janeiro, em especial nesse momento de retomada. “Cristo Redentor e Pão de Açúcar todos conhecem, mas temos muitas outras atrações e precisamos apresentá-las aos visitantes. A questão da segurança, por exemplo, está sendo equacionada, com a parceria entre estado e município que, pela primeira vez em duas décadas, somaram esforços em um projeto de segurança pública conjunto, lançado recentemente. Esse cenário de otimismo deve ser comunicado aos turistas”. 

“Estamos apostando em ferramentas digitais e produtos audiovisuais, assim como na divulgação feita por influenciadores, com o Rio Digital Influencer”, afirmou Fabiana Misse. “Investimos em modernidade, mas sem esquecer as tradições e a rica história de nossa cidade. Entre as estratégias adotadas estão retomar a presença do Rio de Janeiro em feiras nacionais e internacionais, com um estande próprio – e diferenciado: O CUBO, uma experiência imersiva com projeções de imagens da cidade nas paredes internas da instalação.

HoteisRIO recebe Riotur e Embratur para tratar de projetos de divulgacao FOTO 1 AGO 22 scaled
José Domingos Bouzon (Vice Presidente HotéisRIO) e Fabiana Misse (Diretora RioTUR)

A diretora de marketing da Riotur acredita em projetos que abordam características típicas cariocas, como a Bossa Nova. “Fizemos gravações e entrevistas inéditas com os maiores nomes da cena artística do Rio e colocamos no nosso YouTube. Além disso, montamos um roteiro para ser feito a pé, passando por atrações relacionadas a esse estilo musical, como o Parque Garota de Ipanema e a estátua de Tom Jobim, entre outros”. Outro circuito a pé que merece destaque é o voltado para o turismo religioso, focado nas visitas a igrejas históricas da cidade.

Misse falou também de ações na área de gastronomia, durante o Rock In Rio e as comemorações pelos 200 anos da Independência do Brasil, Réveillon e Carnaval. “Sabemos da importância do samba para a cultura carioca. Por isso, reformamos, o Sambódromo, investimos em um livro fotográfico de alta qualidade e na construção do Museu do Carnaval, que será uma referência no tema e será mais um atrativo da cidade”.  

Embratur: Rio é a principal porta de entrada – No dia 18 foi a vez do presidente da Embratur, Silvio Nascimento, recebido pelo vice-presidente do HotéisRIO, José Domingo Bouzon, durante reunião de diretoria do sindicato.

Em pauta, uma série de pleitos e reinvindicações do setor hoteleiro em busca do protagonismo do destino Rio de Janeiro nas ações de promoção e captação do turista estrangeiro. 

“O Rio de Janeiro é a principal porta de entrada do visitante estrangeiro, e ainda assim faz anos que não recebemos aqui o staff da Embratur ou do Ministério do Turismo. Nosso Réveillon, por exemplo, entre os principais do mundo, não recebe nenhum tipo de incentivo dos órgãos responsáveis”, lamentou Bouzon. 

“O norte de minha gestão é que eu tenho um grande cliente, o turista, e um cliente prioritário, o trade. Acabamos de passar por um decreto de calamidade pela pandemia, e a verdade é que o Brasil ficou muito tempo fora das prateleiras. Mas agora temos uma verba de 200 milhões de reais para 2022 e 2023 e podemos dizer que estamos fazendo muito com pouco. Temos buscado essa aproximação justamente para ouvir e atender o trade brasileiro”, declarou o presidente da Embratur.

Na ocasião, o HotéisRIO protocolou uma carta com um resumo das principais reivindicações do setor para análise e providências da Embratur.

“O Rio de Janeiro é tão importante para nós que o primeiro escritório reaberto foi o do sudeste e nossa base ficará justamente no Rio de Janeiro. Temos feito presstrips, roadshows e feiras de turismo nos principais mercados nacionais e o Rio está sempre presente. Acredito que essa aproximação seja fundamental para melhorar a visibilidade das ações em curso”, comentou Santos.

Karisa Nogueira, diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação, realizou uma apresentação sobre as campanhas e agenda de eventos em andamento. O portal Visit Brasil tem atualização diária e foi colocado à disposição para que o destino Rio envie material a ser divulgado

Leia também: