Ações RealizadasBoletim InformativoNotícias

HotéisRIO recebe representante da Cedae em reunião de Diretoria

Em mais uma ação de apoio aos hotéis associados, HotéisRIO recebeu o Gerente de Operações Regionais da Cedae, Armando Vieira Júnior, na reunião mensal de Diretoria. O encontro foi realizado virtualmente, no dia 06 de julho, com o objetivo de encontrar caminhos para negociar os valores cobrados pelo consumo mínimo dos hotéis na pandemia da Covid-19.

O executivo reconheceu a importância da indústria do turismo como motivador da economia do Rio e recapitulou os diversos formatos de tarifas praticados nos últimos anos para o setor. Após um esclarecimento por parte dos empresários e gestores dos meios de hospedagem sobre as dificuldades econômicas enfrentadas desde março de 2020, o Gerente da Cedae colocou sua equipe à disposição para ouvir as questões de cada hotel e buscar soluções de equilíbrio para a quitação das dívidas durante a pandemia.

Alfredo Lopes atualizou os participantes sobre a negociação com o ECAD, após uma luta de décadas, em que a hotelaria acabou perdendo na última decisão judicial. “Nesse momento, estamos negociando com o ECAD condições especiais como desconto de 70% sobre as dívidas passadas e que seja feita uma autodeclaração sobre a taxa de ocupação”, explicou o presidente do HotéisRIO. Outra atualização diz respeito à prorrogação do prazo de pagamento do IPTU dos exercícios de 2020 e 2021, mantendo o desconto de 40%, para 30 de novembro próximo. O respectivo pleito foi aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Eduardo Paes. Todos os associados receberam as informações necessárias sobre o tema.

Entre outros assuntos tratados no encontro, destaca-se a minuta da convenção coletiva de trabalho, já analisada pelo grupo de trabalho, e que agora será formatada em um documento único para dar andamento à negociação como Sindicato Laboral. Até o fechamento desta matéria, a CCT foi aprovada em AGE do SindHotéis e assinada com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Similares do Município do Rio de Janeiro, já encaminhada a todos os associados.

Curta nossa página no LinkedIn e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

LEIA TAMBÉM: