ALFA 94 2
Boletim InformativoBoletim Informativo Top Hotel 2023

Conheça os outros cases que participaram do prêmio

A qualidade dos cases inscritos nesta 18ª edição do Prêmio Top Hotel RJ 2023 tornou o trabalho dos jurados muito difícil. Confira a seguir todas as iniciativas que participaram da premiação.

Ação social

Hotel Bourbon Barra da Tijuca – Campanha de Coleta de Lacres e Tampinhas

O hotel apresentou seu projeto em parceria com a ONG One by One, no qual implantou um sistema de coleta de água de chuva e trabalha com ações para o descarte correto de óleo, embalagens plásticas e outros lixos recicláveis, além de ajudar na captação de tampas, lacres e tampinhas. A instituição atende crianças e jovens portadores de deficiência física e vende esses objetos para adquirir cadeiras de rodas e se sustentar. Para apoiar a ONG, o Bourbon mobilizou os funcionários e até clientes para a arrecadação.

Copacabana Palace – JR & CASA AMARELA – 100 DO COPA

O Belmond Copacabana Palace concorreu com o projeto no qual apoia a Casa Amarela, espaço cultural que atende 80 crianças no Morro da Providência. O empreendimento envia recursos para alimentação dos frequentadores e já renovou a cozinha, deu consultoria para a elaboração dos pratos e treinamento para o “chef” do espaço. Com a celebração dos 100 anos do Copacabana Palace, o hotel realizou uma exposição do fotógrafo e historiador sobre o Morro da Providência, Maurício Hora, e do artista urbano francês Jean Rènè. A intervenção em homenagem às mães aconteceu na fachada do Copacabana Palace.

Ibis Copacabana Posto 2 – Curso Livre de Educação Continuada

A Rede Ibis apresentou o case de inclusão por meio da capacitação de trabalhadores para o mercado de trabalho. Noventa pessoas, divididas em três turmas, receberam treinamento sobre “Boas Práticas de Governança Hoteleira”. Foram realizadas aulas teóricas e a parte prática aconteceu em um dos hotéis do grupo. Ao final do curso, 12 alunos foram contratados para trabalhar para a rede.

Le Canton – Evento Socioambiental: Energia Limpa e Gestão de Resíduos

O Le Canton, em Teresópolis, participou desta edição do prêmio com o dia de conscientização ambiental para 400 crianças da rede pública de ensino. A ação aconteceu no dia 21 de setembro com apresentação teatral, atividades recreativas e muita interação com a natureza, como o plantio de mudas de árvores da Mata Atlântica Nativa. Um dia inteiro de educação ambiental, nutrição e entretenimento para as crianças, que aprenderam sobre energias renováveis, descarte de lixo e preservação e proteção da fauna e flora.

Louvre Hotels Group – Pedido Solidário

O Louvre Hotels Group, com um vasto histórico de ações sociais, decidiu fazer uma campanha mais ampla e de longo prazo, que pudesse ajudar projetos sociais relevantes por todo o país. Assim surgiu o “Pedido Solidário”, projeto sem prazo para terminar, que tem o objetivo de arrecadar fundos que serão destinados a diferentes projetos sociais conduzidos por ONGs associadas ao Instituto da Criança espalhados por todo o país, que eles apresentaram nesta edição do prêmio.

A mecânica de arrecadação é simples: ao pedir uma água ou um suco em qualquer hotel Louvre no Brasil, parte do valor é revertido em uma doação mensal para o Instituto da Criança, que ficará responsável por direcionar 50% do valor para um determinado projeto social que será escolhido pelos próprios funcionários dos hotéis todos os meses. Os outros 50% são destinados ao próprio Instituto da Criança, que também apoia outros projetos por todo o país.

Sheraton Grand Rio Hotel & Resort – Sheraton & Comunidade do Vidigal

O Sheraton apresentou um case de ação social no qual atende moradores da Comunidade do Vidigal por meio do Projeto Serve360. O projeto tem como objetivo desenvolver competências por meio de oportunidades, com foco em mulheres e outros grupos vulneráveis ​​nas comunidades vizinhas, em parceria com a Associação dos Moradores do Vidigal. Ao todo 25 mulheres desenvolveram seus talentos empreendedores e adquiriram conhecimentos em custos, mercado de trabalho, cuidados pessoais e meio ambiente.

Rede Windsor – Case Spanta

O Hotel Windsor submeteu um projeto voltado para assegurar que cerca de 100 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos de idade, tenham aulas de instrumentos musicais, artes cênicas, expressão corporal e atividades psicossociais na Associação de Moradores da Comunidade Santa Marta. O apoio, oferecido pela rede hoteleira, que tem 17 unidades no Rio de Janeiro e Brasília, acontece por meio do projeto social “Escola de Artes do Spanta”.

Empreendedorismo

Hilton Copacabana – Mixologista Rochelly Rangel

Com três drinks assinados e conceituados, a parceria de empreendedorismo dos hotéis Hilton Rio de Janeiro Copacabana inscrito na premiação, que se estendeu ao Hilton Barra Rio de Janeiro, trouxe o case da mixologista Rochelly Rangel, vencedora da 3ª temporada do reality Bar Aberto, para uma ação inédita para a marca. Sendo a primeira mulher trans a assinar uma carta de drinks da rede, Rochelly também trouxe drinks vibrantes e saborosos, que representaram cerca de 10% da receita de bebidas dos hotéis durante os três meses de ativação. Os drinks homenagearam as referências de Rochelly. Com o drink Gloria Maria representou a primeira jornalista negra brasileira como apresentadora de TV; com o drink Oxum, a sua ancestralidade e religião; e com o colorido drink Marsha P Johnson, Rochelly pode homenagear uma das figuras mais proeminentes do movimento pelos direitos dos homossexuais da década de 1960 em Nova York, representando a bandeira trans em forma de drink

Pousada Vale do Café – Case Pousada Vale do Café

A Pousada Vale do Café, em Ipiabas, Barra do Piraí, no Sul Fluminense, funciona em um casarão do século XIX que estava abandonado há mais de 20 anos. Reformada, mas sem perder as características originais, a construção completa 150 anos em 2024. O case apresentou a proposta de resgatar nos visitantes o prazer do viver sem pressa, valorizando a simplicidade do interior rural e estimulando o turismo na região. Tudo na pousada remete ao período áureo do café na região, os quartos fazem referências às fazendas que abrem para visitação e no porão foi criado um espaço temático com objetos e cenários relacionados aos contos do período. Pousada Vale do Café é um lugar que congrega literatura e história. Desde 2017, quando foi inaugurada até o momento, a Pousada Vale do Café tem crescido, em média, 20% ao ano. Todos os investimentos e reformas são realizados com recursos próprios.

Hotéis Othon – Othon Mobile

A Hotéis Othon concorreu com um aplicativo de relacionamento criado para facilitar a comunicação interna. O Othon Mobile foi pensado para que todos os colaboradores interajam, permitindo a postagem de fotos, comentários e de informes da empresa. O sistema melhorou o alcance das informações ao mesmo tempo que deu voz às equipes e alinhou colaboradores e organização na mesma direção. Com apenas 1 MB, o aplicativo pode ser usado em qualquer smartphone e tem acesso seguro, feito por meio da matrícula, CPF ou e-mail. O projeto Othon Mobile foi definido em abril de 2022, e desenvolvido ao longo de um mês. O lançamento foi em maio do ano passado. Depois de um ano e cinco meses o engajamento no Othon Mobile já chegou a uma média de 142 postagens de colaboradores por mês e 37 corporativas.

Selo Verde

CDesign Hotel – Case CDesign

O projeto CDesign Ecoe apresentou sua jornada para o fortalecimento da sustentabilidade do empreendimento, gerando benefícios para todos os seus stakeholders. O projeto se estrutura em três pilares: equilíbrio no uso de recursos naturais, como água, energia e resíduos, por meio da instalação de dispositivos redutores de consumo e conscientização de empregados e clientes; suporte a negócios e parcerias locais por meio do apoio a iniciativas sociais, culturais e de negócios associados ao turismo e fortalecimento da gestão socioambiental, como estabelecimento de um plano plurianual e metas anuais de sustentabilidade para toda a equipe.

Em seis meses do projeto, foram obtidos uma economia de 2760 M3 de água, resultando em uma redução de aproximadamente 20% da fatura de água. Redução da ordem de 30% dos gastos mensais com energia e 100% das suas necessidades supridas de fontes renováveis como a solar e a eólica. Foram construídas campanhas de comunicação e sinalização para os clientes quanto ao uso de água e energia e realizados workshops de conscientização com os empregados.

Hilton Barra – Práticas de Sustentabilidade, Turismo Sustentável & Acessibilidade

O hotel Hilton Barra mostrou como se tornou um empreendimento 100% sustentável e acessível desde sua inauguração, onde todos os detalhes do projeto foram discutidos por especialistas com o objetivo de atender a todos e preservar o meio ambiente. Com as práticas de sustentabilidade implantadas e ações praticadas diariamente nas áreas ambiental, social e econômica, o empreendimento se tornou um dos primeiros hotéis do Brasil a ter a Certificação ISO 21401. 

Le Canton – Le Canton do Futuro

O resort da serra apresentou o Le Canton do Futuro, iniciativa inovadora, gera ecoeficiência, mitiga os impactos ambientais, proporciona educação ambiental e estimula o desenvolvimento da comunidade na região onde o empreendimento está instalado.

A iniciativa faz parte da cultura e do planejamento estratégico do hotel e foi norteado pelos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. O Le Canton já cumpre 11 dos 17 e tem o compromisso de cumprir todos até dezembro de 2024, tornando-se o primeiro empreendimento hoteleiro do Brasil a cumprir todos os objetivos com seis anos de antecedência – a proposta da ONU é que todos estejam implantados até 2030.

Hotel Bourbon Barra da Tijuca – Campanha de Coleta de Lacres e Tampinhas

O hotel participou com o mesmo projeto na categoria Selo Verde também.

 

Leia também:

pt_BRPortuguese