O Rio de Janeiro terá uma agenda repleta de eventos em 2023. A programação foi apresentada nesta quarta-feira (25) no Fórum Comercial do HotéisRIO, presidido por José Domingo Bouzon, que ressaltou que a recuperação de desempenho da hotelaria carioca de outubro até o momento aconteceu por conta do investimento em divulgação do Rio de Janeiro realizado pelo poder público e pelo trade. “Agora é a hora de apostarmos na divulgação do nosso destino no exterior”.
Já presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo Almeida, revelou que voltou recentemente de Madri, onde foi fechar acordos para incrementar a divulgação do Rio de Janeiro. “Conversamos com diversas companhas aéreas, como Air Europa e Iberojet, no sentido de criar voos diretos da Espanha para cá. É um movimento tripartite – nós, Galeão e companhia aérea, que beneficia todos. A próxima com quem vamos falar é a TAP”, disse Ricardo, que também apresentou o calendário de feiras e eventos internacionais nos quais o estado estará presente. “Agora temos vontade política e recursos para trabalhar o Rio de Janeiro como ele merece”.
Já o presidente da Riotur, Ronnie Aguiar, lembrou que assumiu o cargo a poucos dias do Réveillon e próximo ao Carnaval. “Mas mesmo em pouco tempo pude perceber que os turistas já voltaram. Com o alinhamento entre os segmentos público e privado os resultados serão ainda melhores”.
Pedro Guimarães, presidente da Apresenta, falou sobre a importância do entretenimento no desenvolvimento do turismo. “É uma equação simples: a união de esporte com cultura e entretenimento resulta em turismo. E esse mix é a cara do Rio. Temos que apostar mais nesse segmento, por meio de mecanismos que facilitem a criação e a legalização. De acordo com estudos da Fundação Getúlio Vargas, cada R$ 1 injetado em eventos representam uma injeção de R$ 14 na economia da região onde ele for realizado”.
A responsável pela área de eventos do HotéisRIO, Julie Souza, apresentou o calendário de eventos, desenvolvido pela Setur e pela TurisRio. “É importante que os hotéis participem das feiras, pois foi uma demanda do próprio setor, atendida pelo poder público”.
Confira a galeria completa do evento: