GreenRio Abertura IntegridadeESG 04 09 2023
NotíciasEventos

12ª edição do Green Rio/Green Latin America terá auditório inédito voltado à economia azul

A Marina da Glória será palco novamente do Green Rio/Green Latin America, que chega à sua 12ª edição. O evento, reconhecido pela Prefeitura do Rio de Janeiro como Iniciativa Rio Capital do G20, será realizado nos dias 31/10 e 01/11, das 10h às 18h, e 02/11, das 10h às 17h, de forma gratuita e voltado para soluções sustentáveis e à bioeconomia mundial.

Em 2024, o Green Rio tem patrocínios da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Integração Metropolitana (SEIM) e por meio do Programa Integra Rio, Banco do Brasil, Consulado da Alemanha, Águas do Rio, Finep Apoio e Pesquisa e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos(ApexBrasil). O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN), SONDA Brasil, Ambipar e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A 12ª edição traz novidades como o auditório Blue Economy RIO Summit, uma parceria com a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade do Rio, que vai reunir especialistas da Economia Azul do Brasil, de outros países e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Dentre os destaques, a presença do Secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, e do economista belga Gunter Pauli, criador da Blue Economy, que será o keynote speaker do painel Economia Azul: Oportunidades e Desafios”.

E como já aconteceu nas edições anteriores, mais uma vez, o workshop de bioeconomia Brasil-Alemanha estará presente no Green Rio e terá Joachim Schemel, Vice-Cônsul do país, como um dos mediadores, ao lado de Maria Beatriz Bley Costa, CEO do Green Rio.

Inovação e Tecnologia inéditas serão apresentadas no Green Rio 2024

InovaUFRJ, o Núcleo de Inovação Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vai expor protótipos inovadores que demonstram o potencial do ecossistema universitário, como o Baja: um veículo off-road desenvolvido por estudantes, que representa o potencial criativo e a capacidade técnica dos engenheiros. Também será apresentado, em sua forma original, um barco movido à energia solar, equipado com placas fotovoltaicas que transformam a luz solar em energia limpa para sua propulsão. Esse projeto simboliza a busca contínua por soluções sustentáveis que possam ser aplicadas no dia a dia, especialmente em regiões que dependem do transporte aquaviário.

Durante o evento, o Instituto RISE e a UFRJ lançarão, ao lado da Sai do Papel – um grupo de inovação e investimentos –, o primeiro Deep Tech Lab do Estado do Rio.  Trata-se de um projeto inovador para apoiar decisivamente as startups de base científica, que está iniciando sua operação no Arca Hub e estará à disposição das empresas em breve. A estrutura de laboratório e uma plataforma digital para gerenciamento de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) serão compartilhadas entre as deep techs para agilizar os processos e proporcionar conexões entre as suas equipes de cientistas. 

Participações internacionais e bioeconomia

Durante todo o evento, haverá palestras e rodadas de negócios sobre diversos temas ligados à bioeconomia, com participações internacionais. Na quinta, 31, no painel sobre Investimentos Verdes trará André Bezerril, Cônsul Honorário do Brasil em Luxemburgo – uma das principais referências mundiais em finanças verdes. Foi ele quem fundou a primeira Câmara de Comércio Brasil no país europeu (CCBRALUX). Além dele, o engenheiro alemão Ingo Ploger, vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), estará no painel CEAL – América Latina na Geopolítica e no Sul Global, no mesmo dia, que também contará com a participação do Presidente do Instituto Brasil África, Paulo Protásio.

Pequenos negócios do mar estão entre os destaques do Sebrae

Empreendedores que atuam com atividades ligadas direta ou indiretamente ao mar, vão expor seus produtos e participar de sessões de negócios, convidados pelo Sebrae Rio. Esta área busca fortalecer a pesca artesanal, a maricultura, o turismo náutico, esportes aquáticos, entre outras atividades, capacitando e promovendo inovação e acesso ao mercado. O evento contará também com a participação do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), polo de referência em sustentabilidade do Sistema Sebrae, há mais de dez anos, situado no Mato Grosso, que levará totens interativos sobre eficiência energética e hídrica.

Mercado de Crédito de Carbono e Eficiência Energética

A SONDA Brasil, líder regional em Transformação Digital, irá levar suas soluções voltadas à redução da pegada de carbono e à promoção de eficiência energética. Como destaque, a empresa apresenta sua nova solução de créditos de carbono, que oferece acompanhamento do descarte consciente de equipamentos usados na medição de gás, água e energia, itens que, por sua natureza metálica, acumulam riscos à natureza e demandam uma gestão ambientalmente responsável. Ao realizarem o descarte correto dos equipamentos, as empresas podem usar a solução para medir os créditos de carbono acumulados, cumprindo assim sua demanda de ESG (Environmental, Social and Governance).

No âmbito da eficiência energética, serão apresentadas soluções como estações de tratamento de água com sensores que monitoram temperatura, consumo de água, gás e excesso do uso de energia, que visam a otimizar o uso de recursos, reduzindo desperdícios e melhorando a performance operacional. “Nossas tecnologias são voltadas tanto para eficiência energética quanto para sustentabilidade, prevenindo a contaminação de recursos naturais, além de promover descarte inteligente de equipamentos com ativação de créditos de carbono. Nossas ferramentas, com tecnologia de ponta, auxiliam as empresas a minimizar os impactos ambientais de suas operações e a contribuir para um planeta mais sustentável”, finaliza o especialista de vendas da vertical de Utilities da SONDA na América Latina, Claudius Rubens.

Economia Circular

No stand da AEDIN, entre os seus associados, estará a Casa da Moeda do Brasil, que levará para a feira o projeto Transforma: Mobiliários. É uma linha de cadeiras confeccionadas a partir da produção de resíduos de cédulas de dinheiro descartadas. A iniciativa é fruto de uma parceria inovadora entre a Equipa Group, a Casa da Moeda do Brasil e a Seat&Co, combinando sustentabilidade, design e inovação. Ela faz parte do esforço de economia circular, transformando o que seria lixo em novos materiais e bens duráveis, ampliando o ciclo de vida dos papéis de segurança e contribuindo para a sustentabilidade. Algumas cadeiras serão utilizadas pelos palestrantes nos auditórios e a novidade é que também estarão à venda, pela primeira vez.

O Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras – de pesquisa aplicada referência em PD&I da bioeconomia – vai levar exemplos de projetos com novas fibras naturais, incluindo de caule de bananeira, cupuaçu e coco, além de resíduos têxteis, em um trabalho de economia circular. No estande, também vão expor novos ingredientes e materiais, como espessantes de celulose modificada, biocompósitos e biopolímeros, entre outros. ”O ISI já é um parceiro de longa data do Green Rio, um evento de referência para a identificação de inovações e um fórum valioso para a bioeconomia brasileira. A ideia é mostrar os nossos trabalhos de destaque em bioeconomia e economia circular”, afirma Leonardo Teixeira, coordenador de Inteligência de Negócios do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras.

A Prefeitura do Rio, por intermédio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana, patrocina o Green Rio 2024, por meio da segunda edição do programa Integra Rio, no edital, onde foram escolhidos 180 projetos voltados para o desenvolvimento urbano sustentável, e com o objetivo de promover união entre a capital e as demais cidades. Com isso, o evento terá o espaço metropolitano que contará com estandes que foram escolhidos sob a curadoria da organização do Green Rio e que pudessem apresentar soluções sustentáveis interessantes para a região metropolitana. Dentre eles: Agência de inovação da UFRJ; Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM); SNASH – hub de startups de agricultura e clima; Senai Cetiqt (projetos de bioeconomia); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com projetos em agricultura; Reverse – ONG de economia circular; Projeto Incluir, de Petrópolis (ONG de acessibilidade), entre outros.

A Secretaria Especial de lntegração Metropolitana foi criada em 2021, com o objetivo de promover maior cooperação com os municípios da Região Metropolitana e interior do Estado, compartilhando boas práticas da gestão pública, fomentando projetos de integração metropolitana e promovendo iniciativas de desenvolvimento sustentável, principalmente em áreas de vulnerabilidade. No estande da SEIM, além de falar sobre o Integra Rio, seus representantes também destacarão a apresentação das Embaixadas Cariocas, que oferecem orientação, administrativo e orientação jurídica, realizando programas de formação com agentes integradores e entidades do terceiro setor, cursos de capacitação, encontros, fóruns, eventos e palestras.

“A cidade do Rio de Janeiro, enquanto referência e capital do Estado, tem a missão de capitanear o processo de potencialização das boas práticas, de forma que influencie municípios, sobretudo os da região metropolitana, no processo de cooperação e integração governamental. É um privilégio para a Secretaria de Integração Metropolitana participar dessa plataforma de negócios, inovação e pesquisa com temas referentes à bioeconomia”, afirma Luís Santos, Secretário de Integração Metropolitana.

Abertura do Green Rio 2024 e destaques por dia

Auditório Verde

Na quinta, 31, o evento será aberto pela CEO do Green Rio, Maria Beatriz Bley Costa e com as presenças do Secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, do presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, do representante regional Sudeste da ApexBrasil, Gustavo Sperandio Fernandes, além do porta-voz do Banco do Brasil, entre outros.

Na sexta, 01, das 10h às 13h, no workshop de bioeconomia Brasil-Alemanha, além de Joachim Schemel, o painel também contará com Alexander Rose (Diálogo Agropolítico APD Brasil Alemanha); Mauro Andrade (Diretor da Prumo Logística e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Rio); Rafaela Craizer (Diretora-Técnica da Blackforest Solutions); Rodrigo Costa (Analista do FINEP); Sérgio Toledo (Pesquisador da Fraunhofer / Macaúba); Tilman Schachtsiek (Ministério da Agricultura da Alemanha – BMEL); Julia Giebeler (Gerente de Projeto da GIZ, agência de cooperação técnica do governo alemão na área de educação profissional), entre outros.

No mesmo dia, às 16h, será debatido o tema Biomas, Desenvolvimento Urbano e Rural, com as presenças do diretor-executivo do Instituto Amazônia 4.0, Ismael Nobre, além de Maritta Koch-Weser (Idealizadora do Rainforest Business School), entre outros.

No sábado, 02, às 10h30, no painel sobre Turismo, Natureza e Tecnologia, as participações de Talita Uzeda e Marcos Traad, do grupo Cataratas, Rafael Franco, do AquaRio, entre outros.

Auditório Blue Economy RIO Summit e stande da SEAS

Na quinta, 31, às 14h, na abertura do auditório, promovido pela SEAS, um painel sobre “Guanabara Azul – As muitas baías da Baía de Guanabara”. Entre os convidados, Alexandre Bianchini, Presidente da Águas do Rio; Oriana Romano (Coordenadora de Economia Azul e Economia Circular da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entre outros.

No mesmo dia, um debate sobre Pequenos Negócios na Economia do Mar, às 17h, com as participações de Peter Fritz e Catherine Fritz (Global Access Partners); Sérgio Malta (Diretor do Sebrae RJ), entre outros.

Na sexta, 01, além do debate sobre Economia Azul, às 10h30, acontecerá, às 11h30, o painel “Ocean Troika Dialogues – Integração Governos Federais na Agenda do Oceano”, que será moderado por Alexander Turra, da UNESCO; Cecilia Iturralde (Conselheira da Embaixada da África do Sul); Ryan Rowlands (Cônsul Geral dos Estados Unidos); Suraj Jadhav (Primeiro Secretário da Embaixada da Índia) e Gustavo Westmann (Coordenador do G20 Social da Presidência da República).

Às 14h, o painel “Economia Azul: Cultura Oceânica e Visão Estratégica”, que será moderado pela Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Ana Asti, e presença do Presidente do Jardim Botânico, no Rio, Sérgio Besserman Vianna, entre outros.

No stande da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), várias atividades, incluindo oficinas de reciclagem e plantio de mudas e a Exposição do “Guarda-Parques / Biodiversidades do Oceano e Mata Atlântica”. Entre as palestras, serão debatidos temas como Desafios para gestão em baías; Educação Ambiental nos Parques de Conservação; Ferramentas de suporte para segurança hídrica no Estado do Rio de Janeiro; Papel da Juventude na sustentabilidade, e muito mais.


“Temos vários motivos para estarmos entusiasmados com a edição 2024 do Green Rio – Green Latin America. A bioeconomia constará, pela primeira vez, do comunicado final do G20 e o nosso evento, promove desde 2015. Contaremos com atores relevantes do tema e de diferentes biomas brasileiros. Mais uma vez, vamos receber o workshop Brasil-Alemanha que trará casos de sucesso bilaterais e potenciais parcerias com depoimento de representantes dos dois países”, afirma Maria Beatriz Bley Martins Costa, CEO do Green Rio-Green Latin America.

Pelo terceiro ano consecutivo, o evento contará com a exposição do domo geodésico, idealizado pelo Laboratório Criativo do Instituto Amazônia 4.0, e vai proporcionar experiências aos visitantes, que terão contato com os equipamentos 4.0, demonstrando o processo de agregação de valor da amêndoa de cacau até o chocolate produzido.

Em 2023, o Green Rio recebeu 4.050 visitantes, 110 expositores e 150 palestrantes do Brasil e de 10 países visitantes. Para 2024, a expectativa é superar esses números.

Iniciativas voltadas para a sustentabilidade no mar

A BR Marinas, responsável pela administração da Marina da Glória, também terá um espaço no Green Rio. O stand apresentará três das iniciativas promovidas pela maior rede de marinas da América Latina voltadas para a sustentabilidade: dessalinização da água do mar, gestão de resíduos e geração de energia limpa. A usina de dessalinização, instalada na Marina Verolme (Angra dos Reis) em 2020, tem capacidade de produção de sete metros cúbicos de água doce por hora e supera a demanda local. Já na gestão de resíduos, a empresa promove coleta seletiva, reciclagem e recolhimento de detritos flutuantes. O Projeto Zero Plástico eliminou o uso de copos descartáveis, e, em Itacuruçá, a BR Marinas firmou parceria de coleta seletiva solidária com cooperativas locais.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – um dos patrocinadores do evento – atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

As inscrições para as atividades podem ser feitas no local ou por meio do link Cadastro visitante Green Rio. Para as palestras/workshop, os lugares são por ordem de chegada.

Sobre o Green Rio

O Green Rio teve sua primeira edição em 2012, quando foi um side-event da Rio+20. Ao longo desses anos, o evento se firmou como plataforma de negócios sustentáveis que reúne expositores, palestrantes e representantes da economia verde e do setor orgânico.

SERVIÇO

Créditos: DIario do Rio

Leia também: