O HotéisRIO organizou nesta sexta-feira, dia 25, uma reunião fundamental para o fortalecimento da segurança no setor de turismo. O presidente da entidade, Alfredo Lopes, recebeu delegados dos principais bairros turísticos da cidade em um encontro no Hotel Emiliano, em Copacabana.
Com a presença dos representantes das delegacias localizadas em áreas turísticas da cidade – Zona Oeste e Zona Sul, incluindo a região de Santa Teresa, na Zona Central – o encontro também contou com a participação da delegada Patrícia Alemany, da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT).
O principal objetivo da iniciativa é promover a integração entre os representantes de segurança dos bairros mais visitados do Rio e a hotelaria, além de discutir a relevância da segurança para o bom funcionamento da atividade turística, com ênfase nos hotéis cariocas.
O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, ressaltou a importância do encontro. “É uma oportunidade de trocarmos ideias sobre segurança e de vocês, delegados, conhecerem melhor nossas demandas. Estamos às vésperas da alta estação e devemos ter um grande fluxo de turistas domésticos. O Rio recebe 6 milhões de turistas nacionais por ano, que recorrerão a vocês caso tenham alguma eventualidade. Por isso é necessário unirmos forças”, afirmou.
Lopes revelou que fará esforços no sentido de atrair mais turistas estrangeiros, saindo do tradicional eixo Estados Unidos e Europa. “Vamos dar uma virada de chave. Em julho de 2025, reuniremos aqui em nossa cidade 200 compradores internacionais, em quem daremos um banho de Rio de Janeiro. Nossa intenção é atrair turistas de China e Índia, mercados até então pouco explorados”.
Já o presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, lembrou a relevância do turismo para a economia. “Somos um setor intensivo em termos de mão de obra, empregando pessoas que não serão substituídas pela Inteligência Artificial. A pauta se segurança é essencial para nós e vocês, especialistas no tema, certamente têm muito a contribuir para o debate”.
O evento também tratou dos reforços e ações estratégicas que serão implementadas com a proximidade da alta temporada de verão, período de grande movimentação turística na cidade.
Também esteve presente ao encontro o diretor da CNTUR, Edson Pinto. Ainda nesta sexta-feira, dia 25, será realizada a cerimônia de posse da nova diretoria da CNTUR, que terá o Padre Omar como vice-presidente do Turismo Plurireligioso. A solenidade ocorrerá às 19h30, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.