O Rio de Janeiro sediará a etapa inaugural brasileira do SailGP, o renomado campeonato internacional de corridas de vela, conhecido como a corrida mais emocionante na água. O Enel Rio Sail Grand Prix acontecerá nos dias 3 e 4 de maio de 2025,
A estreia da competição no Brasil, no Rio (3-4 de maio de 2025), ocorre junto com a chegada da primeira equipe sul-americana, a Mubadala Brazil SailGP Team, anunciada no início deste ano.
O fim de semana cheio de ação marcará a estreia do SailGP na América do Sul e promete ser um momento histórico na história do estado, que tem uma tradição centenária de sediar grandes eventos esportivos.
Competindo ao redor do mundo, a temporada 2024-25 do SailGP será a maior da liga até hoje, com eventos em cinco continentes. Começando em Dubai nos dias 23 e 24 de novembro de 2024, fará paradas em locais icônicos, incluindo São Francisco, Nova York, Los Angeles e Genebra. A estreia da competição no Brasil, no Rio (3-4 de maio de 2025), ocorre junto com a chegada da primeira equipe sul-americana, a Mubadala Brazil SailGP Team, anunciada no início deste ano.
Desde sua primeira temporada, em 2019, o Sail GP se destaca por sua combinação de tecnologia de ponta e alta velocidade, utilizando catamarãs F50, capazes de atingir velocidades em torno de 100 km/h. As equipes competidoras representam onze países e são formadas por atletas de elite, que competem em locais icônicos ao redor do mundo. A inclusão do Rio de Janeiro no circuito global do Sail GP reforça a posição do estado como um importante destino para eventos esportivos internacionais. A título de curiosidade, Sebastian Vettel, tetracampeão mundial de Fórmula 1, é coinvestidor da equipe alemã.
“Estamos muito felizes em anunciar o Rio de Janeiro como palco de uma das etapas do SailGP. Sempre foi nosso sonho poder ter a equipe brasileira participando de uma etapa próxima dos fãs, apaixonados por esporte em alto nível. O SailGP, uma nova liga profissional, sinônimo de inovação, tecnologia, velocidade e com um sério compromisso com a preservação ambiental, com certeza, vai cativar o público. Será uma competição de alto nível com a Baía de Guanabara como palco natural, com a beleza do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor. O palco perfeito para esse espetáculo a céu aberto”, afirmou Alan Adler, CEO da IMM.
“Temos o prazer de anunciar não apenas a sede do primeiro evento brasileiro do SailGP, mas também de confirmar Martine Grael como pilota da primeira equipe SailGP do país. Martine é um talento incrível e mostrou que pode vencer nos mais altos níveis da vela de elite”, disse Sir Russell Coutts, CEO do SailGP, continuando:
“O Brasil tem uma base de fãs altamente engajada que adora corridas. O SailGP redefinirá a imagem da vela no Brasil, atraindo um público totalmente novo de seguidores. Sabemos que o povo do Rio adicionará seu toque brasileiro especial ao evento, apoiando Martine, a equipe Mubadala Brazil SailGP e aproveitando a atmosfera cheia de adrenalina pela qual nossos eventos estão se tornando conhecidos.
“Temos o compromisso de contribuir com ações que gerem impacto social em todas as regiões em que atuamos. No Rio de Janeiro, somos um dos principais apoiadores de iniciativas do Esporte e da Cultura que promovam desenvolvimento no Estado. Por isso, nos juntamos ao Sail GP para trazer pela primeira vez o campeonato global de vela para a América do Sul, projetando mais uma vez o Rio no cenário esportivo internacional”, afirmou Damian Popolo, Diretor de Relações Externas da Enel Brasil.
“A chegada do Enel Rio Sail Grand Prix destaca a tradição do Rio de Janeiro nos esportes aquáticos e reforça a presença do estado no mapa dos grandes eventos internacionais. Desta vez, tendo a Baía de Guanabara como palco de um espetáculo inédito na América do Sul, em uma competição que combina o alto desempenho dos atletas com a beleza única da capital fluminense. É uma prova que vai além do esporte, também impulsiona o turismo, movimenta o comércio local e fortalece a imagem do Rio como um destino vibrante e preparado para receber uma variada gama de competições de alto nível”, afirmou Rafael Picciani, Secretário Estadual de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro.
“É uma honra para o Brasil sediar mais um evento mundial da vela após os sucessos das paradas de The Ocean Race, Olimpíada 2016, jogos Pan-Americanos e inúmeras regatas que escolhem nosso país para promover as competições. Além disso, Temos a chancela de ser o primeiro país sul-americano a ingressar na Sail GP e certamente nossa equipe verde-e-amarela vai mostrar o talento na modalidade, que já nos rendeu 19 medalhas olímpicas e muitos títulos mundiais em diversas classes ”’, comentou o presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro.
“Vejo com muito entusiasmo a chegada da Sail GP ao Brasil e mais especificamente ao Rio de Janeiro e Niterói. A categoria é muito dinâmica, competitiva e atrai a atenção do público pela velocidade e as manobras das tripulações. Com a participação de brasileiros, certamente o evento vai despertar muita atenção para a vela no país e tem tudo para ser um sucesso”, comentou Axel Grael, Prefeito de Niterói, local onde estará toda a base técnica do evento.
O Prefeito do Rio, Eduardo Paes falou sobre o que significa para a cidade receber a primeira etapa sul-americana da competição: “Ser palco da etapa inaugural da Sail GP, que chega pela primeira vez à América do Sul, reforça a vocação internacional do Rio de Janeiro, para atrair grandes eventos, não apenas de esporte, mas também de música, cultura, sem contar o fato de que o Rio é a capital do G20 em 2024 e, em novembro, vai reunir os chefes de Estado das maiores economias do mundo. A cidade retomou o seu protagonismo no cenário mundial e a Baía da Guanabara não poderia ser um cenário melhor para esta competição. Estaremos de braços abertos esperando pelos atletas e pelos fãs”.
O Governador Cláudio Castro, por sua vez, destacou a importância do evento: “O Brasil será o primeiro país da América do Sul a receber o Sail GP. A escolha do Rio de Janeiro para sediar a etapa inaugural desta importante competição, coroa um novo tempo que o estado vive, sendo visto pelo mundo todo como cartão postal do esporte nacional, vocacionado e preparado para receber grandes eventos. A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, aliada às competições esportivas de grande porte, como o Sail GP, ajuda na promoção do turismo, desenvolvimento econômico, emprego e renda. Como grande incentivador do esporte, certamente estarei torcendo para nossa equipe de vela de alta velocidade brilhar em casa.”
Créditos: Regata News