Representação internacional permitirá que as atrações turísticas brasileiras e de países da região tenham mais projeção no exterior
O Rio de Janeiro será a primeira cidade nas Américas a ter um escritório de turismo da Organização das Nações Unidas (ONU). Para ser instalado na cidade, o projeto teve que ser aprovado pelo Senado Federal, que já destinou US$ 5 milhões anuais para serem aplicados na representação internacional entre 2024 e 2026.
A representação da ONU Turismo no Rio, que está em funcionamento nas instalações cedidas pela Fecomércio, permitirá que as atrações turísticas brasileiras e de países da região tenham mais projeção no exterior.
Segundo a Agência Senado de Notícias, o escritório será um grande intermediador junto a governos e ao empresariado para a atuação na cadeia de turismo, fomentando a qualificação profissional, realizando pesquisas e promoção de destinos, além de captação de investimentos.
Todas as ações planejadas no escritório levam em conta os parâmetros de sustentabilidade ambiental e inclusão social, com foco na competitividade regional e parcerias entre os países.
“É um marco para o turismo brasileiro e também para essa região, que já reúne inúmeros atrativos e, agora, terá a possibilidade de se posicionar com mais força para o mundo”, celebrou o ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), uma vez que somente a Espanha e a cidade de Riad, na Arábia Saudita, possuem representações da ONU Turismo.
O deputado Washington Quaquá celebrou a vitória, destacando que o Rio de Janeiro avança na liderança no setor de turismo na América Latina.
“O escritório da ONU no Rio será um golaço para o turismo na cidade. Contribuirá em muito para o Rio fortalecer sua liderança no turismo da América Latina”, comemorou Quaquá, segundo o Diário do Porto.
A importante vitória foi articulada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, e o deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ), durante o encontro da Organização Mundial do Turismo (OMT), em Madri (Espanha), em setembro de 2024.
Créditos: Diário do Rio