Temas importantes como segurança, Réveillon e Carnaval estiveram no menu dos encontros mensais dos diretores e gerentes gerais dos hotéis 5 estrelas do Rio de Janeiro nos meses de junho e julho.
No dia 18 de junho, os executivos participaram de reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Victor Cesar Carvalho dos Santos, no Hotel Windsor Barra. Convidado pelo empresário Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, para apresentar os planos da pasta que tem impacto direto na imagem da cidade e no fluxo turístico, o secretário destacou seu reconhecimento sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico do Rio. “A imensa vocação turística do Rio de Janeiro é indiscutível e reconhecemos como a política de segurança pública e seus resultados podem impactar o setor”, enfatizou Victor dos Santos.
Entre os projetos em andamento, o gestor da Segurança Pública fluminense destacou a implantação de uma agência de comunicação ligada à pasta com o objetivo de dar agilidade às informações sobre o que está acontecendo, informando o que é verdadeiro ou falso, principalmente na cidade do Rio.
Outro ponto destacado é a operação de um batalhão de motopoliciamento com o objetivo de dar agilidade aos atendimentos e patrulhas, mesmo nos horários de maior congestionamento. “O problema de mobilidade urbana na cidade, em especial nos bairros de Botafogo, Tijuca e Barra, é grande. Precisamos encontrar soluções que viabilizem o deslocamento do efetivo”, declarou o secretário.
Os hoteleiros ficaram otimistas com a notícia da instalação de totens para registro de ocorrências em locais de fácil acesso para moradores e turistas. “O principal foco da criminalidade é o roubo de celular e automóveis. Muitos casos não são registrados porque a vítima nem chega a fazer o Boletim de Ocorrência. Essas estruturas visam simplificar o processo e ajudar o mapeamento das áreas que demandam mais policiamento, câmeras e ações concretas pelas forças policiais”, ressaltou.
Na terça-feira, dia 9, de julho, o encontro foi no JW Marriot Rio de Janeiro, onde diretores e gerentes gerais dos principais hotéis da capital receberam convidados ilustres envolvidos com os mais importantes eventos do calendário da cidade.
“O HotéisRIO sempre trabalhou para a consolidação de um calendário de eventos que atraia turistas de lazer e de negócios, e fortaleça toda a cadeia produtiva que gira em torno do turismo. Hotelaria é a quarta maior arrecadadora de ISS do município, se o setor vai bem, todo o Rio ganha”, destacou o presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem, Alfredo Lopes.
O cenógrafo e diretor de criação Abel Gomes falou com entusiasmo sobre as recentes mudanças na celebração da virada do ano no Rio. “A transmissão da programação pela TV Globo reposicionou o Réveillon do Rio. Para o Rio, como voz, é sensacional. Planejamos anunciar em agosto os artistas que farão os shows musicais e tenho certeza de que cariocas e turistas ficarão motivados”, compartilhou Gomes.
Na sequência, a reunião retomou um tema recorrente: as plataformas de hospedagem que operam sem restrições ou igualdade de condições com a hotelaria. A secretária municipal de Turismo, Daniela Maia, reafirmou seu compromisso de apoio aos meios de hospedagem formalizados.
“Estivemos em Paris, estamos vendo o que acontece em Barcelona, Lisboa, Nova York, onde os gestores municipais vêm restringindo a locação de curto prazo em unidades residenciais nas áreas turísticas a partir da implantação de cadastramentos e multas altíssimas. Já estamos conversando com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico sobre a questão”, explicou Dani Maia.
A secretária destacou ainda a importância de levantar os números do setor e incentivar atrações que motivem os viajantes internos e externos. “Em 2023, o Rio recebeu 1,3 milhão de visitantes estrangeiros e 16 milhões de brasileiros. Identificamos entre os principais temas de interesse para os turistas o mundo do Carnaval, e não apenas os desfiles da Marquês de Sapucaí. E a Bossa Nova, grande expressão da música brasileira no mundo”, ressaltou.
O Carnaval também foi destaque na pauta. Alfredo Lopes reconheceu a importância das atualizações na estrutura do evento na última edição, como a iluminação cenográfica e a transferência da Apuração para a Cidade do Samba, além de comemorar a ampliação dos desfiles das escolas do Grupo Especial para três noites a partir de 2025. O diretor de Relações Institucionais da Liesa, Helio Motta, salientou o que representa o acréscimo de uma noite de desfiles.
“Um dia adicional gera um incremento de R$ 88 milhões na economia da cidade e 120 mil novos ingressos. Sem falar nas oportunidades de trabalho. A Ticket Master vendeu ingressos para 120 países em 2024. Foram 20 mil empregos diretos e 60 mil indiretos. A mudança da Apuração para a Cidade do Samba foi um grande passo. Se mostrou uma das maiores audiência da programação da TV Globo esse ano. E virão outras novidades. A Cidade do Samba deixa de ser uma unidade de fabricação de alegorias para se tornar uma unidade de negócios, com programação durante todo o ano. A gestão do Gabriel David é marcada por jovens disruptivos que querem inovar e trazer as melhores experiências. Nós queremos aprimorar a jornada com o sambista, com o turista”, acrescentou.
O sócio-diretor do Blue Note Rio e São Paulo, Luis Calainho, também participou do encontro. A Blue Note inaugurou aqui no Rio em 2017, fechou na pandemia e retomou a operação ano passado.
“É uma casa que faz diferença no Rio. Reúne a excelência da música: Jazz, MPB, Samba Raiz, Bossa Nova. Não há no mundo um país com a riqueza musical do Brasil. E o Rio de Janeiro é o grande palco”, enfatizou o empresário. “Cariocas e visitantes não podem perder a Blue Experience. Bossa Nova tem um lugar especial na programação. Além das noites de quarta-feira dedicadas à Bossa Nova, em janeiro de 2026 vamos inaugurar uma megaexposição sobre o estilo musical”, antecipou.