No dia 20 de fevereiro, os diretores e Gerentes Gerais dos principais hotéis e redes do Rio participaram do encontro mensal dos 5 estrelas, realizado no Windsor Marapendi Hotel, onde foram recebidos pelo anfitrião e gerente-geral do empreendimento, Alexandre Esmeraldo. Na ocasião, os presentes fizeram um balanço do Carnaval e debateram alternativas para aumentar a presença de turistas no festejo.
Segundo a pesquisa final realizada pelo HotéisRIO, a rede hoteleira do município do Rio de Janeiro registrou uma média de 87% dos quartos reservados no período de 10 a 14 de fevereiro. O resultado é um pouco abaixo do registrado em 2023, fato que se repetiu durante o período do Desfile das Campeãs. Um dos problemas apontados foi o alto preço das passagens aéreas, que prejudicou a vinda de turistas
O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, afirmou que irá a Brasília conversar com Embratur e Apex sobre a retomada do programa que trazia investidores e operadores para o Rio durante o Carnaval. “O melhor momento para promover o Rio é durante o Carnaval. Apex e Embratur já fizeram isso no Governo Dilma Roussef. Queremos retomar o programa”.