Reunião de Diretoria de julho, promovida pela ABIH-RJ e HotéisRIO no Grand Hyatt, no dia 4 de julho, recebeu o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, além do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo; do subsecretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio; e do subsecretário-adjunto de Gestão, Antonio Charbel José Zaib.
O destaque da pauta foi a apresentação do calendário de eventos de promoção do turismo fluminense nos principais mercados emissores do Brasil e do exterior no segundo semestre. O secretário Gustavo Tutuca lembrou a relevância do Planejamento Estratégico de 10 anos, lançado pela Setur RJ em 2023, que fortalece ações de turismo a médio e longo prazo, com projetos como “Verão tô no Rio” e participação do Rio nas feiras internacionais desde o início de 2023, além de investimento em ações de marketing com OTAs e companhias aéreas buscando captar os viajantes no momento de decisão de sua próxima viagem.
Já o encontro de agosto, realizado no dia 1º de agosto, no Belmond Copacabana Palace, destacou o tema hospedagem segura, com a presença da delegada da Deat, Patrícia Alemany, do Diretor de Tecnologia e Telecomunicação da Polícia Civil, Eduardo Freitas e do secretário de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Cel PM Luiz Henrique Marinho Pires.
ABIH-RJ e HotéisRIO são parceiros da Polícia Civil no projeto Hospedagem Segura, que consiste em maior integração e automação da comunicação entre as forças policiais e a hotelaria, com o objetivo de promover maior agilidade e conveniência aos hoteleiros e hóspedes no atendimento de alertas e ocorrências, além de viabilizar redução de prejuízos financeiros via crimes de estelionato e celeridade na entrega de informações importantes para investigações. O programa Hospedagem Segura está em fase final de elaboração e a expectativa de implantação da Polícia Civil é para o primeiro trimestre de 2024.
A assessoria jurídica, conduzida pela Rafe Advogados, abordou o panorama econômico para as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024 com Sigabam e Sindhoteleiro, com apresentação de Charles Moreira, além de realizar uma apresentação técnica sobre os impactos da reforma tributária sobre a hotelaria, com apresentação de Ricardo Almeida.
O presidente Alfredo Lopes fez um alerta para os empreendimentos hoteleiros com pendências legais junto à prefeitura: hotéis que realizaram obras com incentivos fiscais para os grandes eventos devem procurar a SMDEIS (Secretaria Municipal).