As belezas brasileiras merecem ser conhecidas por todos! Com o objetivo de tornar possível e ampliar o acesso igualitário ao lazer e turismo brasileiros, o Ministério do Turismo atualizou um guia que traz dicas importantes para atender bem pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A publicação “Dicas para atender bem turistas com deficiência” é voltada ao profissional que atua no setor e está disponível de forma on-line, com formato que permite o acesso adequado por meio de smartphones, tablets ou por desktop.
Aponte a câmera para o QR Code ou clique AQUI para acessar a cartilha no Portal do MTur.
A publicação é fruto de uma parceria com o Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e foi lançada pela primeira vez em 2016. O novo guia traz um desenho mais atual dos conceitos básicos sobre acessibilidade, desenho universal, exemplos de deficiência e dicas de como proporcionar uma experiência turista ainda mais prazerosa para este público.
A atualização do Guia traz um olhar cuidadoso sobre expressões que já não são usadas e que podem gerar preconceitos com relação à capacidade corporal e intelectual da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, provocando o que chamamos de “capacitismo”, um ato inaceitável e que deve ser combatido por todos.
Outra mudança diz respeito ao formato. Com o avanço do acesso às tecnologias, o Ministério apostou em um guia online, com foco no acesso via celular, tablet e desktop. O objetivo é que as informações facilitem o atendimento desse importante público, que a cada ano tem se tornado turista em potencial.
“O mundo não é o mesmo de sete anos atrás, principalmente no que diz respeito à inclusão social, e o turismo não pode ficar lá atrás. Esse Guia atualizado ajuda o profissional a conhecer as necessidades para oferecer uma experiência ainda mais prazerosa para esses turistas. Investir em acessibilidade é investir no turismo do futuro”, afirmou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
“Iniciativas como a do guia são fundamentais para fortalecer a acessibilidade e a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. A informação com qualidade é uma importante aliada na luta contra o preconceito e tem um papel definidor na garantia da dignidade e dos direitos dessa população. Que continuemos buscando ferramentas que nos ajudem a combater o ódio, o preconceito e a intolerância”, ressalta o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.
OUTROS GUIAS – O Ministério do Turismo também está atualizando outras duas publicações para qualificar o atendimento a pessoas idosas e ao público LGBTQIA+, que serão lançados nos próximos dias. As cartilhas trazem informações valiosas sobre as especificidades de cada viajante, oferecendo auxílio e atendimento adequados e, desta forma, ampliando, as experiências dos turistas no Brasil.
PRIORIDADE – Tornar o turismo mais acessível e inclusivo é uma das metas prioritárias do plano de gestão da ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Dividido em cinco eixos de atuação – diálogo; sustentabilidade e mudanças climáticas; carnaval; estruturação de destinos; e passagens aérea – o plano traz projetos que buscam reestruturar e fortalecer a atividade turística no país.
Leia mais:
Ministério do Turismo anuncia ações para ampliar acessibilidade durante WTM Latin America
Ministério do Turismo lança Plano de 100 dias de governo
Por Paula Rosa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo