partir de 1º de outubro, próximo sábado, o preço do querosene de aviação (QAV) terá uma redução de 0,84%. A informação foi anunciada nesta quarta-feira (28.09) e representa a terceira queda no preço deste combustível em três meses. Em setembro, o preço do querosene de aviação (QAV) teve uma redução de 10,4% e em agosto a queda foi de 2,6%.
O valor pago pelo querosene de aviação é um dos mais importantes obstáculos para o desenvolvimento do setor aéreo no país e, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o QAV representa mais de um terço dos custos totais das companhias aéreas.
Em nota, a Petrobras informou que as ações de redução dos preços do QAV “buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo”.
A redução no combustível se soma a uma série de ações já adotadas com foco no fortalecimento do setor aéreo que, antes da pandemia de Covid-19, movimentava mais de 90 milhões de passageiros pelo país. Entre estas ações estão, por exemplo, a introdução do combustível JET-A na aviação brasileira que também objetivou a redução de custos operacionais; a diminuição de alíquotas do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre o leasing de aeronaves; e a abertura de mercado para companhias aéreas estrangeiras.