No dia 08 de abril, o HotéisRIO reuniu gerentes comerciais e gestores da hotelaria carioca em encontro virtual do Fórum Comercial, que discutiu as perspectivas do setor hoteleiro da cidade do Rio de Janeiro diante da situação atual.
O presidente da Abav-RJ, Luiz Strauss, participou da reunião com o objetivo de reforçar a parceria entre agentes de viagens e hotéis, reiterando o papel das agências como principais vendedores da cadeia do Turismo. No encontro, Strauss destacou algumas práticas de mercado adotadas pela rede hoteleira que geram incômodos, como a oferta de tarifas promocionais as quais as agências não têm acesso e a propaganda direta, com tarifas especiais, aos clientes. “As agências representam hoje 60% da força de vendas da hotelaria. O que pedimos é o reconhecimento do nosso papel como canal distribuidor e a oferta igualitária de tarifas”, reforçou.
O presidente do Fórum Comercial HotéisRIO e diretor da Rede Arena, José Domingo Bouzon, mostrou compreensão aos argumentos do dirigente da Abav-RJ, destacando, porém, que as novas tecnologias impactam não somente os processos de vendas e marketing do setor, mas também o comportamento do consumidor. “Os novos canais naturalmente viabilizam maior agilidade na comunicação de tarifas e diferenciais de hospedagem e maior proximidade com o público final para atrair e garantir a fidelidade em tempos desafiadores. É, sem dúvida, um desafio também para os agentes de viagens dar maior visibilidade aos benefícios que podem trazer a essa relação”. As entidades acertaram a formação de um grupo de trabalho formado por representantes da rede hoteleira e das agências de viagens com o objetivo de buscar um modelo de negócios que seja benéfico para as duas partes.
Também convidado a participar do fórum, o Reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, foi representado por Rodrigo de Souza, advogado e responsável pela Governança, ao lado de Tatiana Ribeiro e Murilo Monfort, diretores da agência Ribeiro Viagens, que está à frente do receptivo das programações pelos 90 anos do Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, em outubro.
Rodrigo de Souza destacou a importância da estátua do Cristo Redentor para o turismo lembrando que o local foi visitado, em 2019, por 1.940.327 pessoas. A programação dos 90 anos, ainda em fase de validação em função da pandemia da Covid-19, deve multiplicar a procura. A agenda principal será realizada de 9 a 17 de outubro, com shows de atrações nacionais e internacionais no chamado Palco da Paz, que será montado no Sambódromo. A programação terá o desenvolvimento sustentável como eixo norteador, incluindo ações sociais e postos de vacinação. Além dessa semana, a comemoração está planejada ao longo de um ano, de outubro de 2021 e outubro de 2022. “As confirmações serão adaptadas às possibilidades, de acordo com a realidade que a nossa cidade estará vivendo no segundo semestre. Pra isso, contamos com comissões reunindo órgãos dos Governos do estado do Rio e Prefeitura”, explicou o representante do Santuário Cristo Redentor.
Na sequência, Tatiana Ribeiro, da agência de receptivo, ressaltou o compromisso da programação em incrementar o turismo religioso no Rio de Janeiro a partir da criação de roteiros e experiências que fomentem o incremento do fluxo de peregrinos e atraia também os moradores da cidade. A superintendente Theresa Jansen agradeceu a participação dos representantes e observou a importância de incluir, no planejamento, a capacitação das recepções e concierges dos hotéis como atividade do programa ProCap Rio, atualizando os profissionais quanto aos novos produtos do segmento do turismo religioso.
José Domingo Bouzon compartilhou seu otimismo quanto ao segundo semestre de 2021. “A vacinação está tomando força. Olhando os números, acredito que até junho o país tenha vacinado metade da população”, comentou. E o trabalho do HotéisRIO tem sido estratégico no apoio aos meios de hospedagem, sendo complementado por Theresa Jansen. “O comprometimento dos estabelecimentos com rigorosos protocolos sanitários, as constantes reuniões de consultas e esclarecimentos com órgãos públicos municipais e estaduais, vem consolidando o comportamento responsável da hotelaria. Isso abre caminho para que os hotéis sejam considerados serviço essencial, além de abrir espaço para pleitos, como desconto IPTU, adiamento do ISS, entre outros”, explicou a executiva.
Outra prioridade do HotéisRIO tem sido o acompanhamento do calendário de eventos programados na cidade do Rio de Janeiro. “Esse levantamento é cada vez mais minucioso, porque vivemos um momento de mudanças diárias”, ressaltou Theresa Jansen. Entre os eventos esperados para o segundo semestre, temos um de evangélicos, em setembro, e a Meia Maratona, em outubro. Sobre o Congresso Mundial de Arquitetura, previsto para realização em julho próximo, o HotéisRIO encaminhou correspondência sugerindo a transferência para julho de 2022, porém, a expectativa é que seja adaptado para o ambiente digital. A entidade hoteleira aguarda posicionamento dos organizadores.