Hotelaria carioca registra média de 63% de ocupação no Carnaval
Pesquisa realizada pelo Hotéis Rio sobre a ocupação hoteleira no Carnaval 2021 registrou média de 63% dos quartos ocupados na capital. No ano passada, a taxa atingiu 93%.
As regiões de Ipanema/ Leblon (70%), Leme/ Copacabana (64%) e Flamengo/ Botafogo (63%) lideraram a preferência dos turistas, com índices acima da média, seguidas por Barra/ São Conrado/ Recreio (60%) e Centro (56%). No período pesquisado, de 12 a 15/02/2021, alguns hotéis chegaram a registrar picos de ocupação de 65 a 80%, chegando a variar a 100%.
Cerca de 95% dos visitantes têm procedência do mercado nacional, sendo os principais emissores os estados de São Paulo, Minas Gerais, o próprio Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. E, em sua grande maioria, hóspedes formados por casal ou família. No mercado internacional, os 5% dos turistas são de norte-americanos, seguidos pelos argentinos e chilenos.
“O balanço positivo da nossa ocupação reflete que, mesmo sem a grande festa de Carnaval, a cidade do Rio, suas belas praias e diversidade de atrativos turísticos foram o que fizeram a diferença para a hotelaria carioca neste ano sem folia”, comenta o presidente do Hotéis Rio, Alfredo Lopes.